Para apresentação em pôster, devem ser observadas as seguintes recomendações:
1. O início da submissão dos resumos será a partir de 13 de novembro de 2021. O prazo final para submissão dos resumos será 15 de março de 2022.
2. Caso o Resumo não seja aprovado, não haverá ressarcimento da inscrição.
3. O resumo somente será aceito em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, pois mesmo pequenas falhas poderão inviabilizar a aceitação do trabalho.
4. Recomendamos aos autores que revisem a tradução do texto do Abstract em inglês com pessoas qualificadas. O resumo deverá ser digitado em editor Word no formulário específico (modelo) que deve ser "baixado" pelo link. Após a elaboração do resumo expandido, o mesmo deverá ser convertido em formato PDF. Recomendamos atenção para o tamanho máximo de 500 KB para o arquivo em pdf e solicitamos aos autores que verifiquem, após conversão do arquivo para formato pdf, se a configuração do texto foi mantida, principalmente fórmulas. O resumo deve conter no máximo 3 páginas.
5. Serão aceitos 02 resumos por inscrição, com até 08 (oito) autores por resumo.
Os resumos devem atender às areas do conhecimento:
01-Nutrição e produção de ruminantes
02-Nutrição e produção de não ruminantes
03-Melhoramento genético e reprodução animal
04-Forragicultura e pastagens
05-Bioclimatologia, etologia, ambiência e bem-estar animal
06-Animais silvestres e de companhia
07-Ciência e tecnologia de produtos de origem animal
08-Aquicultura e piscicultura
09-Agronegócio
10-Ensino e extensão rural
Escopo - Serão aceitos resumos com foco em pesquisas no âmbito da Zootecnia.
Originalidade - Resumos já publicados em outros meios de comunicação, quer sejam expandidos ou não, não serão aceitos.
Arquivo PDF – Os resumos expandidos em arquivo pdf terão, no máximo, três páginas, incluindo tabelas e figuras. Resumos com mais de três páginas serão RECUSADOS. O tamanho máximo do arquivo será de 500 KB. Portanto, atenção na elaboração de tabelas e figuras usando programas e/ou procedimentos que produzam arquivos com capacidade superior ao limite estipulado.
Idioma - O idioma oficial do Zootec 2022 é o português. Porém, cada trabalho deverá conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês (Title, Abstract e Keywords).
- Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas – Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português, deverão vir em itálico, assim como nomes científicos.
- Usar o Sistema Internacional de Unidades (SIU) e suas abreviaturas consistentemente. Se não for possível usar o SIU, seu equivalente deve ser também incluído.
- Evitar o uso de pontos em siglas (EUA e não E.U.A.).
- Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: "o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6". Este tipo de redação é muito cômodo para o autor, mas é de difícil compreensão para o leitor.
- Usar 36% e não 36 % (sem espaço entre o número e %);
- Usar 88 kg e não 88Kg (com espaço entre o número e kg, que deve vir em minúsculo);
- Usar 136,22 e não 136.22 (usar vírgula, e não ponto);
- Usar 42 mL e não 42 ml (litro deve vir em L maiúsculo, conforme padronização internacional);
- Usar 25ºC e não 25 ºC (sem espaço entre o número e ºC);
- Usar (P<0,05/P=0,05) e não (P < 0,05/P = 0,05) (sem espaço antes e depois do <);
- Usar 521,79 ± 217,58 e não 521,79±217,58 (com espaço antes e depois do ±);
- Usar r2 = 0,95 e não r2=0,95 (com espaço antes e depois do =);
- Usar asterisco nas tabelas apenas para probabilidade de P: (*P<0,05; **P<0,01; ***P<0,001).
Tabelas e Figuras - Poderão ser incluídos até três elementos gráficos (figuras e/ou tabelas) e inseri-los sequencialmente no texto.
Figuras - Deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto. Devem ser numeradas, sequencialmente, em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto. Deverão estar centralizadas na página. Textos internos (ex. legendas) deverão ser escritos na fonte Times New Roman, normal, tamanho 8.
Geral – O resumo deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Literatura Citada.
Título e Title - Devem ser precisos e informativos. Devem conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Digitá-los em negrito e centralizado. Os títulos não devem conter ponto final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco após o título.
Autores – Recomenda-se listar até oito autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Fulano Beltrano da Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo resumo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores.
Afiliações – Devem ser escritas na fonte Times New Roman, tamanho 8. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, oito. Deixar uma linha em branco após as afiliações.
Resumo e Abstract - Devem conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica, abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo: (ou Abstract:), seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda.
Palavras-chave e keywords – Registrar até seis palavras-chave e keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, no respectivo idioma, após o Resumo e o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após Palavras-chave e Keywords.
Texto Principal - Dividi-lo nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Literatura Citada. Observar os seguintes aspectos em cada seção:
Introdução – O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho. Deixar uma linha em branco após a introdução.
Material e Métodos - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o item material e métodos.
Resultados e Discussão - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras. Tabelas e Figuras deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Deixar uma linha em branco após o item resultados e discussão. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparações com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros.
Conclusões - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar as principais conclusões em frases curtas, separadas por parágrafos. Não usar esta seção para sumarizar os resultados (o que já foi feito no Resumo), mas destacar o progresso e as aplicações que o trabalho propicia. Enfatizar as limitações que persistem, apresentando, sempre que apropriado, sugestões para trabalhos futuros. Deixar uma linha em branco após o item conclusões. Devem explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem para a ciência animal.
Agradecimentos – Este tópico é optativo. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha em branco separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar os principais agradecimentos.
Literatura citada – As citações de autores no texto devem ser em letras minúsculas, seguidas do ano da publicação. Quando houver dois autores, usar & (e comercial) e, no caso de três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplos: "Os resultados de Fulano (2011)"; "Esta técnica tem sido muito eficiente, segundo Fulano & Beltrano (2011)"; "Resultados em condições controladas (Sicrano, 2011; Fulano et al., 2011; Sicrano & Beltrano, 2011)". Apresentar na Literatura Citada (seis referências, no máximo) em ordem alfabética, conforme as normas apresentadas no link
Recomenda-se que os autores submetam os seus resumos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição, uma vez que, por decisão da Comissão Científica, os trabalhos não serão devolvidos aos autores para correção. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, inapelavelmente, contemplando-se as seguintes condições: 1. Aprovado e 2. Reprovado